Colabore com meu blog!

Siga o meu blog e comente as minhas postagens!

domingo, 12 de dezembro de 2010

SER PACIENTE

No mundo corrido de hoje não é novidade que o tempo tenha se tornado um bem escasso, fazendo jus ao dito popular: “Tempo é dinheiro”.

No trânsito é imperdoável ficar um segundo parado no semáforo após ele dar o sinal verde, na escada rolante é quase que proibido ficar parado, contrariando a intenção do inventor, a escada se movimentar com o usuário e não o usuário xingar a escada por ela ser lenta demais, só faltando perguntar onde fica o acelerador; isto sem dizer nos conhecidos empurrões seguidos de um resmungar: “..dá licença..”

Na fila do mercado a pressa é tanta que saímos da nossa fila para pegarmos a outra que julgamos ser mais rápida e vamos trocando e acabamos perdendo mais tempo nesta peregrinação insana do que esperando na primeira fila do caixa expresso, que é justamente o mais rápido, o nome já diz tudo.!!

Na fila do banco só faltamos agredir fisicamente os idosos, desconfiando da idade e rimando a palavra aposentado com desocupado.  As mulheres grávidas, primeiro a chamamos de uma obesa ou fortinha que esta tirando proveito do porte físico; depois passamos a resmungar que este pessoal só pensa em fazer filhos e a tese passa pelo bolsa família, vale leite etc.. de tanto resmungar não percebemos que chegou a nossa vez, o painel esta indicando o caixa a ser usado, até que alguém também possuído pela mesma entidade da pressa grita”... tem caixa vazio ai meu, anda é você..”

Quando chegamos a um lugar para atendimento logo entramos na fila e se não existe fila logo a criamos enquanto os atendentes estão esperando somente você, na verdade os que você ficou atrás já foram atendidos e por algum motivo permanecem no local, sem pressa.  Isto só vem comprovar que somos brasileiros e como tais, gostamos de uma fila.

Até no céu que é algo atemporal criamos filas de pessoas passando pela porta, sendo atendidas por Deus; imaginamos que nossas orações não foram respondidas porque elas estão na fila de análise e apreciação do pedido ou já foram analisas e estão na fila aguardando o executar da ordem pelos anjos mensageiros.

Em um mundo louco como este onde se valoriza a velocidade, fica notório, pois uma das provas mais badaladas nas Olimpíadas é a de 100 metros rasos, onde será conhecido o homem mais veloz do mundo, embora sempre tivesse comigo que os mais velozes são os políticos que escapam com uma velocidade incrível dos braços da lei que por mais “rápidos” que julgam ser, nunca alcançam para colocá-los no lugar de onde nunca deveriam sair; este mundo maluco nos obriga a sermos apressados.

A pressa não é inimiga somente da perfeição, mas é também inimiga da vida, nos rouba o prazer de desfrutarmos da vida, ou melhor, degustá-la do melhor modo.

Quer ser chamado de louco.?  Pare em plena Avenida Paulista, no final da tarde ao por do sol e fique contemplando este show da natureza; logo as pessoas vão parar e ficar olhando para o vazio e alguém nutrido por uma curiosidade perguntará: “O que você esta olhando.? Algum problema, você esta com problema na coluna e não consegue se mover.?”  Pense bem se você responder sua insanidade mental dependerá desta resposta..!! Se você responder que esta olhando o por do sol, vão chamá-lo de “maluco beleza”, para não dizer um nóinha.. não espere menos que isto..!!

A arte em controlar a pressa vai determinar que tipo de substantivo “Paciente” será usado para você. Sermos pacientes no cotidiano evita de sermos pacientes em um leito de hospital (frase usada pelo Departamento de Estradas e Rodagem).

Como dizia um cantor..O tempo não para...”,  mas não é por causa disto que você será apressado, correndo além da velocidade natural da vida, a qual é medida pelo bom senso, tentando ultrapassá-lo.
Ser paciente é uma arte que você aprende na vertical ou na horizontal, tenha calma e escolha a melhor forma para aprender.

Um beijo enorme em seus corações.!!

Ahh valeu pela calma em ler todo o texto..!!!

Josuka

2 comentários:

  1. É desse jeito mesmo! Tô cansado de ver pessoas quase sendo pisoteadas no metrô, devido a pressa! Fora os palavrões... Vivemos em um mundo tão competitivo que ninguém tem tempo pra mais nada. É trabalho, faculdade, cursos, pós, trânsito etc. Dessa forma, a vida passa de um jeito que agente nem percebe.

    ResponderExcluir
  2. Cara, como é que vc não me avisa que vc tem um blog?! Fala sério!

    Saudades de vc, amigo! Conte as minhas constantes visitas a este espaço!

    Quando puder, dá uma olhada no meu tb: http://eldermoraes.blogspot.com


    Abração

    ResponderExcluir